quinta-feira, 15 de junho de 2017

Por quê a Bengala é na cor Verde?



Por quê a Bengala é na cor Verde?

Uma das questões que se coloca é o facto da bengala ser verde.

Para saber um pouco do por quê da bengala ser verde, nada melhor que tentar descobrir como e quando foi criada a bengala verde para pessoas com baixa visão.

Penso que conhecer como tudo começou incentivou-me ainda mais a utilizar a bengala verde.

Aliás, desde a sua origem, esta bengala nasceu desta vontade de ajudar as pessoas com baixa visão a não serem confundidas com as pessoas completamente cegas.


Vamos até ao ano de 1996. A diretora do Centro Mayo de Baja Visión, localizado em Buenos Aires, deparava-se com a rejeição que as pessoas com baixa visão tinham no uso da bengala branca.


Realmente, eu mesma tive grande dificuldade em usar a bengala branca. Estava, então no centro de reabilitação de Areosa a aprender as técnicas de mobilidade com o uso da bengala. Ainda tentei usar a bengala branca, porém eram mais vezes que a deixava em casa, preferindo usar outros auxílios como o guarda-chuva ou o carrinho de compras …

Esta questão de usarmos uma bengala que nos identifica como cegos sempre me foi difícil de engolir. Acho que uma pessoa de baixa visão ao usar uma bengala branca transmite uma informação errada acerca do seu problema visual, fazendo com que as pessoas acabem por ficar meio baralhadas com esta questão de vermos e não vermos.

Quando desconhecia esta questão de baixa visão, ao ver uma pessoa a usar uma bengala branca, identificava-o como cega e ponto final. Se a visse a fazer certas coisas como ler um livro ou marcar os números no seu telemóvel iria desconfiar da sua cegueira ser verdadeira…

Esta questão também incomodava os alunos da professora de educação especial Perla Mayo, que atuava na Argentina em 1996.


E assim ela criou a bengala verde para que os seus alunos com baixa visão superassem a sua dificuldade em usar uma bengala que os confundiam com os cegos totais.

E porquê a cor escolhida foi verde?

Esta parte da história é a que mais me surpreendeu.


Para além da cor verde estar associada à esperança, a questão de a Bengala ser verde é muito mais significativa.

A bengala é verde, porque significa “ver-de outra maneira” ou  “ver-de novo”.

A bengala verde permite aos de baixa visão que possam “ver de outra maneira” ou simplesmente “ver de novo” o que já não conseguem ver pois a bengala vê por eles.

Verde vem de “ver de novo” ou “ver de outra maneira”.

Com a bengala verde, finalmente as pessoas de baixa visão tinham em suas mãos uma maneira de expor ao público o seu real problema visual e assim prosseguir a sua vida diária sem ter que estar a justificar que não é completamente cego.

Esta novidade do uso da bengala verde “teve uma repercussão tão positiva” que volvidos apenas dois anos, em 1998, a professora Mayo apresentou uma pesquisa sobre o uso da bengala verde no Congresso Mundial de Baixa Visão, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Esta questão da bengala verde na Argentina foi tão bem aceite que no dia 27 de novembro de 2002, foi aprovada “a Lei nº 25.682 que estabelece a bengala verde como instrumento de orientação e mobilidade para as pessoas com baixa visão” com “cobertura obrigatória por parte do Estado e dos planos de saúde”.


Segundo Mayo, mais de dez mil pessoas utilizam a bengala verde na Argentina e aliás, em 26 de setembro assinala-se o “Día del Bastón Verde”, ou seja, o dia da Bengala Verde.

Outros países difundem o uso da bengala verde: Nicarágua, Colômbia, Paraguai, México, Equador, Bolívia, Costa Rica, Venezuela e Uruguai.

Uma dessa ações de divulgação é a campanha desenvolvida pela Unión Nacional de Ciegos del Uruguay  - “Luz verde para la baja visión”. Aliás, este país também já tem legislação específica para salvaguardar a bengala verde:  a Lei nº 18.875, aprovada pelo governo uruguaio em 14 de dezembro de 2011.

Também no Brasil, a 13 de dezembro de 2014, na cidade de São Paulo, pela mesma altura em que eram realizadas as comemorações do Dia Nacional dos Cegos, também foi lançado o Projeto Bengala Verde pelo Grupo Retina. Esta instituição, atualmente, tem promovido a “Campanha Bengala Verde” em todo o território brasileiro.

Toda esta vontade de fazer chegar ao público um novo conceito que não deve ser confundido com a cegueira é uma necessidade para quem tem de usar a bengala ainda com baixa visão.

Eu só consegui sair à rua com a bengala, quando soube da bengala verde que me diferenciava dos demais cegos totais.

E atenção: Isso nada tem a haver com preconceito ou que me sinta mais ou menos que os cegos.

Antes pelo contrário. Penso que ao usar a bengala verde ainda mais estou a aumentar o meu respeito por todos os cegos totais.

Penso que os cegos totais merecem e têm a sua identidade padronizada na bengala branca que os identifica claramente.

Eu, sendo baixa visão ao usar uma bengala de cegos, estarei a passar uma falsa informação do que é a cegueira  e das suas necessidades específicas para os cegos totais que a usam.

Penso que nós, baixa visão, precisamos igualmente de uma identidade própria, que nos caracterize e não nos confunda com a cegueira total para evitar as falsas interpretações que irão advir da nossa forma de ver com a bengala que é completamente diversa da utilizada pelo cego.

Não estou a falar aqui das técnicas de mobilidade. Estas técnicas estão bem padronizadas, e aliás, foram-me ensinadas técnicas específicas para o uso da bengala ainda com baixa visão.

O que me refiro aqui é que a bengala verde, antes de mais, é uma rápida forma de expor a minha real deficiência visual, desligando-a da deficiência que está padronizada na bengala branca.

A baixa visão precisa ser identificada pelo público em geral de uma forma rápida e simples. E esta forma rápida e simples é uma simples bengala verde.

A bengala verde proporciona esta forma rápida do público ver-nos e assim voltarmos a existir no que realmente somos: Baixa visão!




Bibliografia:

A história da origem da bengala verde foi consultada no texto de Manoel Negraes - Texto originalmente publicado em Blogs Vias Abertas - Bem Paraná e consultado no seguinte link:

As imagens da professora Perla Mayo foram retiradas dos seguintes vídeos disponíveis no yotube que aconselho a ver. A maioria dos vídeos estão em espanhol mas penso que é possível compreeender.

Trailer Perla Mayo creadora del bastón verde - Baja Vision

ENTREGA DE BASTONES VERDES