quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ver cada vez menos a cada dia… Viver cada vez mais a cada dia…




Um dos sentimentos que mais acompanha quem tem baixa visão é esta constante expectativa de estar à beira de um grande precipício que é a cegueira.

Quando me diagnosticam a minha doença visual, só me deram uma certeza: um dia poderei ficar cega.

Na altura, não tinha a mínima ideia de como se processaria esta tal cegueira. A visão límpida que tinha na altura não agoirava qualquer futuro menos promissor …

Sim, conheci casos na minha família de cegueiras que se apresentaram galopantes.

Alguns médicos até me diziam que eu iria ter visão até os 100 anos.

Estava a ser monitorada anualmente, e os exames demonstravam que a minha retinose era atípica, ou seja, que dificilmente ela se desenvolveria e eu ficaria cega.

Então, em meados de 2011, foi-me diagnosticado um cancro na tiróide.

Passado um ano, submeti-me a um tratamento por iodo radiotivo.

Ainda, durante o internamento do iodo radiotivo, senti a visão dupla.

Coincidência ou não, lembro-me que foi a partir dessa altura que comecei a sentir dificuldades com a luz.


No trabalho, cheguei a zangar-me com os meus colegas por eles quererem as janelas abertas nos dias de sol.

Comecei a ficar intolerante à luz.

Comecei a ver flaches de luz na minha vista cada vez mais fortes.

Sentia-me cada vez mais impaciente diante das luzes, barulhos e multidões.

No início, o diagnóstico de que a minha Retinose Pigmentar tinha despertado não foi fácil de admitir ao meu médico oftalmologista.

Por vezes, nem sempre é fácil admitirmos que a ciência desconhece ainda muito das patologias que atingem o ser humano.

Uma destas doenças tem o nome de Retinose Pigmentar.

Esta doença manifesta-se de muitas maneiras e parece-me que ela se especializa de pessoa a pessoa.

O que eu vivi e senti pode não ser da mesma maneira que outro possa viver e sentir no eclodir da Retinose Pigmentar.

Uma coisa é certa, o melhor é aproveitar a visão, dia após dia.

Pois a incerteza faz parte da vida humana.

E não é porque tenho Retinose Pigmentar que a incerteza será maior.

Talvez, o que a Retinose Pigmentar traz é mais obstáculos dia após dia.


Ver cada vez menos a cada dia significa que tenho de viver cada vez mais a cada dia…


(Ouça abaixo o texto acima narrado pela autora Rosária Grácio)