quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Movimento Bengala Verde chega a Portugal


Nesta semana, a ARP - Retina Portugal começou a divulgar publicamente o projeto “Bengala Verde” que finalmente vem para Portugal.

Esta Bengala Verde não é apenas uma bengala na cor verde. Esta bengala deseja levar a público um tipo de deficiência visual que infelizmente é confundida com a cegueira total e por causa disso mal compreendida.

Aliás, muito se fala de cegueira, mas só após a movimentação de vários grupos realmente interessados em todos os deficientes visuais, é que começaram a surgir vários movimentos em todo o mundo com o nome de “Bengala Verde”.

A “Bengala Verde” surgiu há cerca de 20 anos na Argentina por iniciativa de uma professora que lidava com deficientes visuais.

Sim, só quem tem baixa visão ou quem vive e trabalha todos os dias com deficientes visuais é que é capaz de perceber esta dificuldade de quem tem baixa visão ao usar uma bengala que comumente é aceita como bengala para cegos totais.

Eu mesma quando usava a bengala branca tinha esta impressão de estar a usar uma bengala que não se adequava ao meu tipo de deficiência visual.

Foi a partir de uma bengala na cor verde que finalmente a identidade de quem não é completamente cego começou a ser falado na comunicação pública. Até então, os que não eram completamente cegos ou usavam uma bengala e assim assumiam-se como cegos sem o serem, ou então, acabavam por não usar a bengala, limitando-se cada vez mais no seu dia a dia até atingirem a cegueira total.

Quando o meu professor de mobilidade me apresentou a Bengala Verde no Centro de Reabilitação de Areosa, identifiquei-me de imediato com esta bengala porque afinal, havia uma bengala que comunicava corretamente a minha deficiência visual.

Finalmente, durante esta semana, o projeto da bengala verde foi visitando vários programas televisivos e de rádio, bem como notícias em jornais conceituados como o “Mundo Português”.

Há quem diga que isto de cor, não importa. Mas sim importa que haja uma mesma cor a ser normalizada em todo o mundo porque quem tem baixa visão, tem o direito de ir e vir, seja em que lado do mundo esteja ou vá, sem que tenha de mudar a cor da sua bengala.

Se já há uma bengala verde a ser utilizada em vários países da América Latina, há que multiplicar esta ideia por todo o mundo, o que esta semana entrou em Portugal estando agora prestes a invadir a Europa e assim, despertando as consciências acerca desta distinção entre cegueira e “baixa visão”.

Sim, penso que sempre haverá quem não goste desta ideia de haver bengalas que identifiquem cegos e baixa visão. Mas sinceramente não percebo o porque deste receio, pois isso de dizer-se que se é apenas cego, e mais nada, até pode ser mais cômodo, porém, num mundo em que as diferenças cada vez mais se exprimem e assumem identidades, é realmente imprescindível que as pessoas com baixa visão possam usar uma bengala sem que isso as identifiquem erradamente como cegas.

Para mim, a bengala verde é a minha identidade de “Baixa visão” que assumo sem complexos. E ao usar uma bengala que não me confunda com os cegos totais também estou a ter o maior respeito pelos cegos totais pois estes merecem que a sua identidade também seja preservada.

Neste dia chamado “Movimento Bengala Verde” de 13 de dezembro de 2017 começou às 08:30hs da manhã no Parque das Nações e espera chegar a quem de direito se preocupe com quem sofre de “Baixa visão” e possa se unir à ARP – Retina Portugal nesta desmitificação da cegueira e da baixa visão.

Tens baixa visão e gosta deste projeto “Bengala Verde”?

Então assuma esta bengala pois só assim poderemos mudar estes preconceitos associados a quem tem baixa visão de usar uma bengala sem complexos.

Temos direito de manter a nossa mobilidade e a nossa liberdade!
Apoie e junte-se a nós!

Para ouvir este texto clica no seguinte link
https://soundcloud.com/user-715341459/movimento-bengala-verde-chega-a-portugal


Se apoias o “Movimento Bengala Verde” convido-te a conhecer melhor a ARP - Retina Portugal
Rua Quinta do Cabrinha, 7C/D
1300-906 Lisboa
Tel.: +351 213 660 167
Tlm.: +351 965 250 453
secretaria@retinaportugal.org.pt

Saiba mais sobre a criação da “Bengala Verde” nesta publicação no jornal ”Mundo Português”