sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Bengala Verde – Ver de novo… Ver de outra maneira…




Na passada segunda feira, dia 14 de agosto de 2017,  estive na TV SIC a divulgar o meu livro “Bia por um triz” e aproveitei para usar a minha Bengala Verde, e assim também partilhar com a multidão de pessoas que veem aquele canal televisivo o porquê de muitas vezes, nós baixa visão, sermos discriminados quando somos confundidos com os cegos totais.

Foi tão pouco tempo para falar de tantas coisas, contudo, penso que usei aquele pouco tempo ao máximo que pude, e de uma maneira firme, porque nem sempre podemos ter uma oportunidade como esta.


Por isso, nem tudo foi dito acerca da bengala verde…  Seriam precisos muitos mais minutos para expor um pouco mais sobre a origem da "Bengala verde", e outros casos como eu, porque infelizmente, quem tem baixa visão não são tão poucas pessoas como se julga.


Aliás, após o programa fui contactada por algumas pessoas que padecem da minha doença e para elas, usar uma bengala com uma cor que as diferencie dos cegos poderá ser a sua maneira de se libertar dos preconceitos e finalmente sair de casa.


Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, estima-se que só em Portugal, serão cerca de 35.000 pessoas, que estão a sofrer de baixa de visão devido a várias doenças. 
(Dados consultados em www.retinaportugal.org.pt/bv)


Estou a falar aqui de uma real situação de deficiência visual que atinge grande parte da população em Portugal. Se também falarmos em termos de números mundiais, a quantidade de pessoas afetadas aumenta de forma assustadora.


Igualmente, não há tempo para falar-se em conscientização, pois a vida apressada dos dias de hoje guia-se mais pela rapidez do que pela ponderação.  É preciso que haja um sinal fácil de propagar ao público em geral, acessível às pessoas, independente da sua cultura e apesar da precariedade económica pois comprar uma simples bengala não é muito caro.


Uma simples bengala verde poderá ser apenas uma maneira fácil de atingirmos todos estes objetivos sem grande esforço.

Mas muitos perguntam:
 - Por quê na cor verde?


Uma das coisas que soube da origem da bengala verde que mais me entusiasmou foi o facto da cor verde utilizada na bengala prender-se não só pela cor verde ser associada à esperança. Sim, nós baixa visão precisamos ter esperança e esta bengala verde é muito mais do que uma simples bengala na cor verde … Mas a bengala verde não é da cor verde só por causa disso!

Esta bengala verde também nasceu de uma vontade de “ver de novo” ou “ver de outra maneira”!

Sim, a bengala é “verde” porque significa ver de novo” ou ver de outra maneira”.

Porque Ver de novo” ?

Sim, é necessário que nós, que sofremos de baixa visão, possamos encontrar maneira de ver de novo” o mundo à nossa volta. Mesmo que a vista nos falte e nos condicione, nunca nos podemos deixar condicionar por esta limitação. Aliás, esta limitação pode até nos condicionar em algumas formas de fazer e viver, mas o primeiro passo nesta luta é aquele reencontrar do “ver”


Sim, é possível ver de novo”, e a bengala verde irá ver por nós. 

Claro que até podemos dizer que se formos acompanhados por alguém a nosso lado, até nos desenrascamos… E se tiver um apoio de um guarda-chuva ou de um carrinho de compras, até podemos fingir que ainda vemos as coisas… Mas, no meu caso pessoal, foi através da bengala verde, que eu finalmente deixei-me destes subterfúgios e saí de casa.


Ainda na passada semana, no mesmo programa “Juntos à tarde” na Sic, os deficientes visuais entrevistados revelaram que o maior obstáculo para nós deficientes visuais são as limitações colocadas pela sociedade que nos rodeia.
(Ver em sic.sapo.pt/Programas/juntos-a-tarde/a-conversa/2017-08-10-A-Conversa-sem-tabus---Deficientes-Visuais )

Sim, quando saímos à rua com a nossa bengala, ouvimos certos comentários, na maioria das vezes, sem má intenção mas infelizmente são estes comentários provenientes da falta de conhecimentos que nos leva a retrair e até negar usar uma bengala para que "as pessoas não pensem que andamos a fingir de ceguinhos” pois “ainda vê qualquer coisa, não é, então porque usa a bengala?" 

Ah, existem óculos e operações à vista e até parece que andamos aqui a fugir da cura e que preferimos andar de bengala quando na verdade até "vemos qualquer coisinha"…

Contudo, essa “coisinha que ainda vemos” é a que nos faz esbarrar e tropeçar nas coisas, que nos faz passar pelas pessoas sem as cumprimentar, que nos faz deixar cair a chave no chão e a perdermos de vista, que nos faz cair num buraco que afinal não vimos, ou que nos faz colocar as coisas no local errado, tropeçar nas crianças e animais que correm pela calçada…e então quando isso nos acontece, ouvimos do outro lado palavras de recriminação como “não vê por onde anda? “ ou  “Vê se tem atenção para não andar a tropeçar aqui e ali e se magoar ou magoar os outros…


Enfim, por esta altura, perguntamo-nos, afinal, de que adianta andarmos a fingir que não precisamos da bengala, porque afinal de contas, precisamos mesmo dela e é a própria sociedade que nos recrimina quando não a usamos!

Por isso, quando o programa “Juntos à tarde” aceitou  entrevistar-me e coloquei-lhes que poderia também falar da “Bengala Verde” fiquei grata por aquele espaço televisivo estar assim aberto a nos ajudar nestes pequenos passos de superação da nossa deficiência.


Sim,  só depois de saber o que significa a bengala verde para nós, Baixa Visão, é que finalmente saí de casa e continuo a manter a minha autonomia, como por exemplo, ir à SIC, ao Programa "Juntos à tarde", ser entrevistada pelos apresentadores João Baião e Rita Ferro Rodrigues, sem medo de tropeçar nos corredores e nos fios que estão no chão devido às câmaras que lá estão…

Deixo aqui o momento mais especial deste dia para além de tudo que ali vivi com tanta intensidade…

Ainda nem tinha entrado para ser entrevistada e ao fundo do corredor ouço a voz do apresentador João Baião a chamar-me: Rosária Grácio e a Bengala Verde!!!

E depois recebo um abraço apertado com enorme carinho! Desde aquele  momento percebi o quão importante é falar que existe uma bengala verde para quem sofre de baixa visão…

Sim, é possível por meio da bengala verde "ver de outra maneira" tudo o que nos acontece.


Assista a entrevista que fiz no programa "Juntos à tarde" em 
sic.sapo.pt/Programas/juntos-a-tarde/historias-de-4-patas/2017-08-14-Historias-de-4-Patas---Livro-Bia-por-um-Triz.mp4

Para mais informações sobre a origem da Bengala Verde convido-lhe a ler este artigo do meu blogue:
vercombengalaverde.blogspot.pt/2017/06/por-que-bengala-e-na-cor-verde-uma-das_15.html