segunda-feira, 24 de abril de 2017

Exercícios Visuais podem melhorar a visão!





Antes de mais, quero fazer constar que neste blogue partilho minhas experiências visuais e formas de lidar com a baixa visão. 

No entanto, cada um tem a sua doença visual e não quero aqui colocar esperanças de cura, pois eu ainda não as conheço.

Porém, é preciso que partilhemos as nossas maneiras de vencer a baixa visão no dia a dia.

Uma dessas maneiras é a prática  destes exercícios visuais que me tem ajudado muito. Porém, já soube que nem em todos os casos resulta e nem são exercícios de cura.

Tirando a parte dos mantras e da exposição solar, gosto das dicas da Dra. Tatiana Gebrael. Mas faço constar que se divulgo este vídeo é apenas como exemplo. Eu já criei outros exercícios, e estes apenas são uma base para começar, se quiserem.

Um dos exercícios que ajuda muito a focar as coisas é o aproximar e afastar dos dedos dos olhos. Quando sinto nevoeiro nos olhos, pratico estes exercícios por alguns momentos e fico melhor. 

Comigo resulta, mas cada qual deve verificar se melhora ou não, de acordo com o seu problema de visão. 

A parte de expor os olhos ao sol, mesmo fechados, no meu caso, aumentou o nevoeiro nos olhos por isso aconselho que cada qual tenha sempre esta opção personalizada por usar ou não este ou aquele procedimento, pois a baixa visão revela-se de várias maneiras e origina-se devido a várias causas, por isso há que ter sempre cautela.

Um dos exercícios que gosto de fazer é fechar os olhos e dançar ao som de música clássica, fazendo os olhos, mesmo fechados, acompanharem as mãos a dançar em vários movimentos.

Como vêem, nada disto é rígido.

Faço os exercícios porque penso que devemos sempre acreditar que parar e não acreditar que conseguimos, isso é que a verdadeira cegueira.

Agradeço as vossas opiniões e partilhas pois sempre podemos aprender uns com os outros.

Obrigada.